Fibra de Carbono


    A fibra de carbono é uma fibra sintética composta por mais de 90% de carbono, com filamentos de 5 a 15 micrômetros de diâmetro. É muito utilizada quando se necessita de baixo peso e alta resistência, como em carros, aviões, espaçonaves, varas de pesca, esquis, celulares, sapatos, bicicletas, etc.

    A fibra de carbono foi criada por Thomas Edison em 1879, após assar fios de algodão em alta temperatura, carbonizando-os e transformando-os em fibra de carbono. No entanto, a fabricação industrial de fibras de carbono só teve início em 1950, com fibras que continham apenas 20% de carbono, assim estendendo o campo de pesquisa até chegarmos nas fibras utilizadas hoje em dia.

    Os métodos para obtenção da fibra de carbono podem variar de acordo com o tipo da fibra, sendo o método mais comum a oxidação do material em torno de 200° C e posteriormente a carbonização do material de 1000° a 2000° C em atmosfera inerte.

    Existem mais de 100 tipos diferentes de fibra de carbono, na qual cada uma tem suas especificações e utilidades específicas. Pouca fibra de carbono é produzida no Brasil, sendo a Alemanha e o Japão os maiores produtores de fibra de carbono do mundo.


                                  
                                     Fibra de carbono utilizada em um espelho retrovisor lateral. 



                                      
                                      Fibra de carbono utilizada no quadro de uma bicicleta.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termocromismo

Vidro