Obtenção do Sal por Cristalização

 

    É conhecido que o sal de cozinha que utilizamos no dia-a-dia como tempero para vários alimentos é o cloreto de sódio, formado por átomos de Cloro (Cl) e Sódio (Na). Atualmente o sal de cozinha é o maior bem de consumo industrial mineral do mundo.

   O sal de cozinha começou a ser extraído da água do mar há milênios, onde as primeiras referências sobre a extração de sal a partir da água do mar vieram da China, há cerca de 2.500 a.C. na dinastia do imperador Huang. Por ser um produto escasso, foi usado por muito tempo como moeda de troca por diversas civilizações, sendo o termo “sal” diretamente ligado à etimologia da palavra “salário”, que deriva do latim significando “pagamento em sal”, termo inventado para se referir ao pagamento dos soldados romanos.

    Atualmente a extração do sal das águas do mar no Brasil não é um trabalho tão complicado a se fazer, visto que podemos utilizar a cristalização e evaporação da água do mar para separá-los. A cristalização pode ser resumida em um processo utilizado em misturas homogêneas para separar um material sólido de um material líquido, exatamente o caso que temos com o cloreto de sódio e a água do mar, sendo este um dos exemplos mais fáceis de explicar e mais usado em experimentos de cristalização em sala de aula.

    A água do mar contendo sais é represada nas salinas, que estão sempre localizadas nos litorais. Devido aos fortes ventos e temperaturas elevadas presentes nessas regiões, a evaporação da água normalmente ocorre sem problemas. O sal de cozinha cristaliza-se antes dos outros sais presentes na água, podendo assim ser retirado por colheitadeiras mecânicas ou mão de obra artesanal, usando pás para separá-lo e posteriormente levá-lo aos caminhões.

    Após a separação do sal e da água do mar, são adicionados alguns aditivos como o iodo, que é exigido legalmente de modo a prevenir doenças como a tireoide, por exemplo.




Trabalhador em um salina, retirando o sal de cozinha manualmente e transportando-o em um carrinho de mão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Termocromismo

Vidro

Fibra de Carbono